Sobre

sobre copy

Luiz Gustavo Vilela é crítico de cinema e jornalista. Teve mais CEPs do que a maioria das pessoas comuns, assiste mais filmes por semana do que podemos contar com os dedos das mãos e é um devorador de livros e quadrinhos. Isto lhe garante a sensibilidade e perspicácia fundamentais para escrever textos sobre o que ele mais ama: cinema. Mineiro de coração, estômago e alma, possui uma visão ácida, sem ser grosseira, meticulosa, sem beirar a reclamação. Seus textos têm uma aura que noto em muitos nascidos na década de 80, de quem veio ao mundo para viver, muito mais do que para se comprometer. Para produzir, muito mais do que trabalhar. O “Crônico de Cinema” é um projeto fruto deste olhar apaixonante, de quem consegue defender habilmente um diretor sem deixar a cerveja esquentar no copo.

Um texto não é nada sem seu suporte, por isso a concepção do site “Crônico de Cinema” contou com a inspiração do designer Fábio de Souza, talentoso colega de outros tempos. O nome resgata um dos emblemáticos comentários que marcou a trajetória de Luiz Gustavo no Portal POP. Em sua defesa, após um texto, uma leitora esbravejou algo como: “como vocês têm coragem de questionar a visão do grande crônico de cinema Luiz Gustavo Vilela”. Como (e como sei) a paixão deste jornalista pelo cinema é crônica mesmo, quase doentia, e esta palavra soa algo entre o crítico e o literato, o que é tão peculiar em sua visão, apenas pareceu natural prestar esta singela homenagem.

Patrícia Meyer,

jornalista

 

Luiz Gustavo Vilela é jornalista formado pela PUC-Minas e especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR e mestre, com a dissertação Pensar Cinema: O Sistema Crítico e o Cinema de Retomada, no programa de Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, onde atualmente faz doutorado. Entre 2011 e 2015 atuou como editor e crítico de cinema no Portal POP. É comentarista de cinema no Light News da Transamérica Light, assina a coluna Cinema em Casa para a CBN Curitiba e responsável pela curadoria e debates do Cineclube Sesi de São José dos Pinhais-PR.
Contato: luiz@cronicodecinema.com

5 de comentáriosDeixe um comentário

  • PREZADO LUIZ,
    SOU O AUTOR DE ”GINA IMPERIAL- A BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DE GINA LOLLOBRIGIDA” EDIÇAO AMERICANA. (EM BOSTON, 1990)EDIÇÃO BRASILEIRA. (RIO DE JANEIRO. 1996)
    EDIÇAO ATUALIZADA. (CURITIBA, 2016)

    COQUETEL LANÇAMENTO. LIVRARIAS CURITIBA. SHOPPING CURITIBA. 27/10/’16
    ESTARIA O SR. INTERESSADO NUMA ENTREVISTA SOBRE GINA LOLLOBRIGIDA. SOU PRIMO DO OSCARITO.

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    LUIZ CANALES
    canalesquata@gmail.com
    tel. (41)9144-4327
    (41) 3308-4610

  • Olá tudo bem? Vc vai muito bem nas críticas de cinema mas as idéias esquerdistas que acabam tirando muito do crédito, Com certeza apóia os loucos esquerdopatas que dizem que tudo é arte e que a mesma é provocação como o ato pedófilo dos comunas, as exposições com velas no rabo etc. è claro que isso não é arte e qualquer artista de verdade dirá o mesmo. Grande abraço!!

    • Olá Luiz. Tudo bom por aqui. E contigo? Nós das organizações Crônico de Cinema precisamos nos alinhar com o Foro de São Paulo que sustenta financeiramente nossas regalias (três rações semanais de pão com mortadela e um cafezinho requentado). Mesmo sem os privilégios garantidos pela organização, acreditamos que a crítica de linha Lêniniana-Gramsciniana é importante e que por isso precisa ser voltada para a revolução do operariado, contra a burguesia rentista e o capital financeiro. Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *