Sobre

sobre copy
Luiz Gustavo Vilela é crítico de cinema e jornalista. Teve mais CEPs do que a maioria das pessoas comuns, assiste mais filmes por semana do que podemos contar com os dedos das mãos e é um devorador de livros e quadrinhos. Isto lhe garante a sensibilidade e perspicácia fundamentais para escrever textos sobre o que ele mais ama: cinema. Mineiro de coração, estômago e alma, possui uma visão ácida, sem ser grosseira, meticulosa, sem beirar a reclamação. Seus textos têm uma aura que noto em muitos nascidos na década de 80, de quem veio ao mundo para viver, muito mais do que para se comprometer. Para produzir, muito mais do que trabalhar. O “Crônico de Cinema” é um projeto fruto deste olhar apaixonante, de quem consegue defender habilmente um diretor sem deixar a cerveja esquentar no copo.

Um texto não é nada sem seu suporte, por isso a concepção do site “Crônico de Cinema” contou com a inspiração do designer Fábio de Souza, talentoso colega de outros tempos. O nome resgata um dos emblemáticos comentários que marcou a trajetória de Luiz Gustavo no Portal POP. Em sua defesa, após um texto, uma leitora esbravejou algo como: “como vocês têm coragem de questionar a visão do grande crônico de cinema Luiz Gustavo Vilela”. Como (e como sei) a paixão deste jornalista pelo cinema é crônica mesmo, quase doentia, e esta palavra soa algo entre o crítico e o literato, o que é tão peculiar em sua visão, apenas pareceu natural prestar esta singela homenagem.

Patrícia Meyer,
jornalista

Luiz Gustavo Vilela é jornalista formado pela PUC-Minas e especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná com a dissertação Pensar Cinema: O Sistema Crítico e o Cinema de Retomada. Entre 2011 e 2015 atuou como editor e crítico de cinema no Portal POP. É comentarista de cinema no Light News da Transamérica Light, assina a coluna Cinema em Casa para a CBN Curitiba e responsável pela curadoria e debates do Cineclube Sesi de São José dos Pinhais-PR.
Contato: luiz@cronicodecinema.com

2 de comentáriosDeixe um comentário

  • PREZADO LUIZ,
    SOU O AUTOR DE ”GINA IMPERIAL- A BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DE GINA LOLLOBRIGIDA” EDIÇAO AMERICANA. (EM BOSTON, 1990)EDIÇÃO BRASILEIRA. (RIO DE JANEIRO. 1996)
    EDIÇAO ATUALIZADA. (CURITIBA, 2016)

    COQUETEL LANÇAMENTO. LIVRARIAS CURITIBA. SHOPPING CURITIBA. 27/10/’16
    ESTARIA O SR. INTERESSADO NUMA ENTREVISTA SOBRE GINA LOLLOBRIGIDA. SOU PRIMO DO OSCARITO.

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    LUIZ CANALES
    canalesquata@gmail.com
    tel. (41)9144-4327
    (41) 3308-4610

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *