Direto de Vancouver, no Canadá, o animador brasileiro Yuri Lementy conversou com o POP sobre o seu trabalho. O motivo desse bate-papo é a estreia, por aqui no Brasil, de “Hotel Transilvânia”, animação da Sony dirigida por Genndy Tartakovsky, de “Samurai Jack” e “O Laboratório de Dexter”. Lementy foi um dos 70 animadores que trabalharam do Canadá, segundo ele, respondendo pelo total de 1.168 cenas (o que dá uns 70% do filme).
Ele começou a trabalhar em cinema por aqui na Conspiração Filmes e, em 2010, partiu para Vancouver para logo depois começar a trabalhar na Sony. Sua primeira tarefa: “Os Smurfs” (ele, inclusive, está no momento trabalhando na continuação). Seu segundo filme na casa já foi a grande aposta de 2012, “Hotel Transilvânia”. Ele foi responsável por fazer a animação de um total de 15 cenas, o que totalizou um pouco mais de um minuto e meio. Parece pouco, se você não sabe a quantidade de trabalho envolvida nisso.
“Eu sou apenas animador, trabalho com o movimento, não faço formas ou texturas”, lembra Lementy. Para ele, o maior desafio de “Hotel Transilvânia” foi ter que trabalhar em 3D: “se não fosse em 3D, dava para dar uma enganada. Por exemplo: quando faço o morcego voar em direção à tela, se não fosse 3D eu poderia simplesmente ir aumentando seu tamanho. Mas em 3D eu preciso fazê-lo atravessar o espaço para que o efeito funcione.”
O animador ainda falou do processo de trabalho com Tartakovisky, que se dividia entre Los Angeles, onde fica a sede da Sony Animation, e Vancouver. “Como ele é animador, o processo era mais fácil. O Genndy sentava ao nosso lado e demonstrava exatamente o que ele queria. É muito gratificante receber a direção de alguém que sabe do que está falando.”
Lementy ainda comentou a diferença básica de se trabalhar com animação no Brasil e em grande estúdio americano. “Aqui tem prazo, mas diferente do Brasil, a preocupação é sempre com a qualidade em primeiro lugar e o prazo em segundo.”
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Publicado originalmente no Portal POP.